SOBRE A
DA CRUZ
CHOCOLATES

Um pouco sobre nossa hostória

Nós somos oriundos de uma família de camponeses. Quando meu pai, Antônio Cruz se aposentou do comércio, compramos uma pequena propriedade situada no município de Moju, Ramal Santa Rosa as margens do Rio Ubá (Estado do Pará) e voltamos as nossas origens.

Iniciamos uma agricultura bem simples e com muita dificuldade no início dos anos 2000. Plantamos coco e pimenta do reino, depois vieram as culturas do açaí e cacau.

Nossa propriedade é totalmente legalizada. Contamos com o trabalho de alguns funcionários gozando de todos os direitos trabalhistas. Temos inteira harmonia com a comunidade do entorno a nossa área, principalmente com os produtores de farinha. Cultivamos mandioca, e comercializamos com eles. Usamos apenas 30% do total da propriedade, com 70% da área preservada e enriquecida de espécies florestais, praticarmos uma agricultura sustentável, agroflorestal e livre de agrotóxicos.

Tendo formação em agronomia pela FCAP, hoje UFRA, e vendo a necessidade de agregar valores aos nossos produtos, iniciamos um pequeno projeto para produção de chocolate. Começamos a nos aprofundar neste assunto, foram muitas dificuldades em informações e também em adquirir equipamentos. Começamos em 2014 na cozinha de nossa casa, de uma forma bem artesanal. Aos poucos fomos entendendo a importância dos processos envolvidos: fermentação, torra, moagem, refinagem, conchagem e temperagem. Hoje estamos produzindo em pequena escala, um produto artesanal da Amêndoa à Barra. Temos como objetivo um produto saudável e de qualidade, apenas cacau, açúcar e muita dedicação.